terça-feira, 13 de março de 2012

Como definir o preço de um patrocínio



Valor do contrato depende das propriedades que o compõem


Equipe Universidade do Futebol



Como definir o valor de um patrocínio no esporte? As cifras referentes aos contratos de parcerias podem ter uma variação absurda de acordo com seus componentes. Por isso, antes de um acerto é fundamental que se estipule quais serão os pontos estratégicos envolvidos no acordo.

A exposição da marca do patrocinador, por exemplo, pode ser feita de diferentes maneiras. Isso compreende publicidade estática (em placas, painéis e até em uniformes) e direitos de mídia (aparição em comerciais ou anúncios).

Além disso, o contrato de patrocínio pode incluir mídias não-convencionais. Nesses casos, a empresa tem direito de explorar a marca de seu parceiro com blimps, bandeiras, folhetos e balcões de degustação, por exemplo.

Outro ponto quanto às mídias é a exploração do parceiro na internet. Isso pode acontecer por meio de divulgação da empresa no site do clube, associação ou evento ou com a utilização da marca do parceiro no portal da empresa.

Além da exposição de mídia, um contrato de patrocínio pode contar com promoções antes, durante e depois de eventos esportivos. Isso depende do caráter do evento e da durabilidade de seu apelo comercial.

O contrato também pode ceder locais para criação de áreas VIPs em estádios ou ginásios, direitos de merchandising e cessão de espaço para ações (pesquisas de mercado, por exemplo).

Cada um desses fatores deve ser considerado de forma isolada em um contrato de patrocínio e a escolha da empresa entre todos esses pontos mostra sua intenção e seus planos para o contrato.

Entretanto, essa lista não tem validade se não for feito um bom uso e de outras propriedades não relacionadas na hora de compor uma proposta de patrocínio. Cada um desses itens tem um valor e sua ordem de importância varia de evento para evento. Como em qualquer ponto do marketing, é fundamental que as condutas sejam direcionadas pelo bom senso.

Bibliografia

CARDIA, Wesley. Marketing e patrocínio esportivo. Editora Bookman, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário