Uma proposta de patrocínio não deve ser algo feito ao acaso. Por tratar-se de uma decisão de negócios, é conveniente que o principal executivo da empresa patrocinadora tenha envolvimento neste processo.
Agências de marketing esportivo, clubes, equipes e atletas, de maneira geral, precisam entender que uma decisão deste tipo, que geralmente envolve altas cifras, não ocorre da noite para o dia. Requer esclarecimentos de parte a parte e boa dose de paciência.
Ainda que o fato não esteja consumado, trate seu potencial consumidor com profissionalismo, mantendo-o informando dos avanços da equipe (ou do atleta), o espaço obtido nos meios de comunicação, através de clippings cuidadosamente preparados (não apenas da mídia impressa, mas também da eletrônica) e tudo aquilo que possa valorizar sua proposta.
Um dos principais profissionais de marketing do país, Luís Fernando Pozzi, recomenda alguns fatos que devem constar de uma proposta de patrocínio, lembrando que "qualidade não pode ser substituída por qualidade" e que a proposta deve ser objetiva, indo direto ao assunto "sem floreios e palavras difíceis":
Informações básicas sobre o evento: descrição, histórico, local, datas, estimativa de público e potencial de exposição da marca;
Informações sobre o organizador do evento: experiência, missão (...);
Oportunidades de marketing: sinalização, exposição no local do evento (...);
Oportunidades promocionais: sorteios, concursos, prêmios (...);
Oportunidades de hospitality / entretenimento para clientes, varejistas, funcionários, fornecedores, autoridades (...);
Cobertura de mídia: que mídia está envolvida, que cobertura está garantida em cada mídia etc.;
Lista de outros patrocinadores envolvidos, que dá uma idéia da importância do evento e previne incompatibilizações;
Testemunhos de patrocinadores passados.
A proposta de patrocínio também precisa definir os direitos das empresas de acordo com o tipo de patrocínio escolhido, a fim de se evitar problemas futuros.
Crescimento do patrocínio Um dos fatores que propiciou crescimento do patrocínio esportivo foi o aumento do interesse da mídia pelo esporte. Mullin, Hardy e Sutton destacam quarto aspectos:
O aumento do tempo de lazer e do interesse do público em geral no esporte;
O aumento da comercialização de televisão através de comerciais;
O fato de que é mais barato para as redes de televisão transmitir eventos esportivos do que produzir espetáculos ou documentários;
O crescimento de novas fontes de mídia, como serviços de assinatura via cabo ou satélite e eventos especiais de pay-per-view, os quais aumentaram a demanda por programação esportiva ao vivo e
forneceram canais adicionais de exposição para o esporte e para os patrocinadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário