sexta-feira, 16 de março de 2012

Como o sódio contribui para manter os atletas hidratados

 Quantidades adequadas de sódio em uma bebida esportiva também podem ajudar a realçar o sabor e aumentar a quantidade de líquidos que atletas desidratados vão beber para repor as perdas de líquidos

O fundamental sobre o teor de sódio em uma bebida esportiva é que esse não deve ser nem alto nem baixo demais. Estudos mostram que o acréscimo de determinadas quantias de sódio a uma bebida aromatizada aumentam a ingestão voluntária e contribuem para evitar a desidratação.

A ingestão inadequada durante a atividade física pode resultar na desidratação e comprometer o desempenho do praticante de atividade física. Durante atividades físicas intensas, os atletas não costumam ingerir a quantidade de líquidos suficientes para reposição do volume perdido, o que causa a chamada "desidratação voluntária". Como a ingestão da quantia adequada de líquidos durante e após exercícios intensos é a primeira linha de defesa contra a desidratação, as bebidas esportivas devem ser formuladas de maneira adequada para estimular a ingestão voluntária.

De acordo estudos científicos, o sódio adicional nas bebidas esportivas pode incentivar a ingestão de líquidos e ajudar a reidratação após a prática de exercícios físicos.

Wemple e col. estudaram o efeito de três teores diferentes de sódio em uma bebida que contém carboidratos e eletrólitos (como uma bebida esportiva), a ingestão voluntária e a reidratação após atividade física intensa. O teor de sódio nas bebidas testadas foi de 0,575 e 1.150 mg/L.

As pesquisas revelaram:

- Pequenas quantidades de sódio acrescidas a uma bebida aromatizada e doce aumentou a ingestão e melhorou a reposição de líquidos após o exercício intenso.
- A reposição de líquidos perdidos foi mais rápida com uma bebida com baixo teor de sódio que com uma bebida sem sódio ou com alto teor desse mineral.
- De maneira surpreendente, o teor mais elevado de sódio não estimulou um aumento da ingestão, resultado atribuído a uma rápida recuperação do volume sanguíneo, o que diminuiu a vontade de beber.

Quantidades adequadas de sódio em uma bebida esportiva também podem ajudar a realçar o sabor e aumentar a quantidade de líquidos que atletas desidratados vão beber para repor as perdas de líquidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário